LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2023

A consulta pública para a LDO 2023 esteve aberta entre os dias 7 e 31 de março, com a contribuição de 6.462 cidadãos, em 7.251 participações, credenciamento de 34.224 indicações.

Ocorreu de forma online pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br e por formulários disponíveis em pontos de grande tráfego de cidadãos nos bairros da cidade - o Fala Curitiba Móvel, ação itinerante nas Administrações Regionais.

FALA CURITIBA MÓVEL

A inovação deste ano foi a busca pela participação ativa da população por meio da instalação móvel, em determinados dias e horários, em pontos de alto tráfego de pessoas nos locais pré-determinados pelas Administrações Regionais.

Foram realizadas, na maioria dos dias, 04 ações – 02 no período da manhã e 02 no período da tarde.

Fonte: SMCS, 2022

RESULTADO DA PARTICIPAÇÃO NAS CONSULTAS PÚBLICAS

a) Participação online
O Portal Fala Curitiba esteve disponível para acesso no período entre 7 e 31 de março, com 3.617 participações cadastradas direto na plataforma.
b) Participação por formulários impressos
O Fala Curitiba Móvel registrou 3.634 participações de nos formulários impressos, disponibilizados nas 72 ações do Fala Curitiba Móvel os quais foram cadastrados na plataforma Fala Curitiba.

A consulta foi concluída somando-se as indicações feitas no Portal Fala Curitiba e nos formulários impressos.

Ao todo foram 6.462 cidadãos participantes que fizeram 7.251 participações, considerando que o mesmo cidadão pode participar em mais de uma regional. Ao total, foram 34.224 indicações.

QUANTIDADE DE INDICAÇÕES

De 01 participação podem derivar até 05 indicações, que podem ou não ser de diferentes políticas;

o resultado dessas possibilidades determina um ranking de indicações por regional, conforme o gráfico 1, que apresenta o número de indicações em cada Administração Regional de Curitiba.

DEMANDA POR POLÍTICA PÚBLICA – GERAL DA CIDADE

A classificação ordenada por política pública define uma lista com mais requeridas, considerando toda a cidade.

Contabilizando a participação das 10 Regionais, obteve-se em 2022, a priorização de investimentos em Assistência Social, Obras Públicas, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, conforme gráfico abaixo que apresenta o número total de indicações nos temas de cada política pública.

DEMANDAS POR TEMAS - POR REGIONAIS

O quadro abaixo apresenta a quantidade total de indicações por Regional e especificamente os 5 temas mais indicados para cada uma das 10 Regionais.

As indicações resultaram em sugestões que estão apresentadas e subsidiarão a elaboração da Proposta das Diretrizes Orçamentárias de 2023.