Vereadores acompanham andamento das demandas do Fala Curitiba

O programa de consultas públicas Fala Curitiba foi apresentado nesta quarta-feira (28/3) aos vereadores na Câmara Municipal. No Fala Curitiba, os moradores apontam as obras e os serviços prioritários para os bairros.

O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, abriu a apresentação mostrando os dados da edição de 2017 do programa e da pesquisa independente feita pela ONG Sociedade Global, que avaliou o Fala Curitiba. “Tivemos uma expressiva participação popular em todas as fases do programa, com importantes sugestões e decisões dos moradores dos bairros para serem executadas no orçamento de 2018. Além disso, a validação do trabalho e pesquisa feito pela Sociedade Global incentiva o trabalho que vem sendo feito”, comentou.

A coordenadora técnica do Imap, Adriane Cristina dos Santos, detalhou todas as fases do programa e os resultados obtidos no ano anterior, que foi dividido em quatro fases: as pré-consultas nos bairros, a escolha dos temas macro, a validação técnica por parte das secretarias responsáveis e, por fim, a votação popular final para escolha das cinco prioridades para cada regional.

Neste ano, serão cinco etapas, pois há trabalho conjunto de decisões de prioridade para a composição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A Lei de Diretrizes Orçamentárias aponta temas macro que vão orientar o orçamento da cidade. Já a Lei Orçamentária Anual faz o detalhamento dos temas maiores definidos na LDO.

A apresentação do Imap faz parte da iniciativa de levar todas as secretarias e órgãos da administração para apresentarem trabalhos e projetos aos vereadores. “Estamos em um trabalho em conjunto, trazendo todas as secretarias, institutos e fundações para essa conversa franca e direta com o vereadores e o papel dessa Câmara é fiscalizar. Como houve essa mudança no sistema de audiências públicas, nada melhor que promover essa explicação e envolver os vereadores”, disse o presidente da Câmara, o vereador Serginho do Posto.

Além do Fala Curitiba, o Imap é responsável pela qualificação, gestão de estágios e seguros para os servidores, ações ressaltadas pelo líder do governo na Câmara, o vereador Pier Petruzziello: “O Imap é uma pasta fundamental, que tem importância para o servidor público e aquele que quer aprender com a gestão pública”, acrescentou Pier.

Os vereadores Julieta Reis, Professor Euler, Mauro Bobato, Jairo Marcelino e Tito Zeglin também fizeram elogios ao Imap. Marcos Vieira, Oscalino do Povo, Geovane Fernandes e Rogério Campos frisaram que estão participando das reuniões nos bairros.

Acompanhe o calendário e dados os do Fala Curitiba e participe da votação on-line das prioridades no site fala.curitiba.pr.gov.br