Planejamento Estratégico

A Consultoria em Planejamento Estratégico aos órgãos/entidades da PMC tem como finalidade estabelecer diagnóstico da situação atual, proceder autoavaliação da gestão; revisar o processo de planejamento estratégico; a missão; visão; valores; objetivos estratégicos; cenários; paradigmas; fatores críticos de sucesso; e estabelecer um novo mapa da estratégica com a descrição dos respectivos programas e projetos, detalhados pelo plano de ação.

O objetivo visa facilitar o entendimento sobre aonde queremos chegar? E como vamos chegar lá? Descrevendo os principais processos internos, repensando assim, suas atividades e a definição dos produtos, responsáveis, prazos, metas e indicadores tendo como norte a sua visão de futuro.

Ao longo de diferentes gestões municipais, a Prefeitura Municipal de Curitiba procura estruturar a forma estratégica da administração da cidade. Cada modelo integra o processo de pensar, agir a avaliar a administração pública e explicita as características básicas de cada momento de gestão.

Ressalte-se que o planejamento estratégico não possui um fim em si mesmo. Sua finalidade é de auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, e apesar dos benefícios que a ferramenta pode propiciar, não há garantias de que eles se efetivem, em razão de consistir em uma metodologia de trabalho que deve ser operacionalizada pelos dirigentes, e gestores responsáveis também pela elaboração e implementação do plano.

Planejar é a palavra apropriada para se
projetar um conjunto de ações para atingir
um resultado claramente definido. É preciso
tanto planejar quanto projetar o futuro para
tornar uma empresa bem-sucedida. 
Planejamento é um cálculo e preside a
ação para criar o futuro com imaginação,
a partir das possibilidades que sejamos
capazes de descobrir. Constituí-se numa
aposta estratégica, baseada no pensamento
estratégico (Carlos Matus,1996)